sábado, 30 de julho de 2011

A Grandeza de Deus

Cláudio Batista

ÍNDICE

01) Deus é eterno
02) Deus é onipresente
03) Deus é onipotente
04) Deus é onisciente
05) Deus é imutável
06) Deus é perfeito
07) Deus é santo
08) Deus é fiel
09) Deus é amor
10) Deus é misericordioso
11) Deus é espírito
12) Deus é invisível


INTRODUÇÃO

“O Senhor reina; está vestido de majestade: o Senhor se revestiu e cingiu de fortaleza: o mundo também está firmado, e não poderá vacilar.
O teu trono está firme deste então: tu és desde a eternidade.
Os rios levantam, ó Deus, os rios levantam o seu ruído, os rios levantam as suas ondas.
Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar.
Mui fiéis são os teus testemunhos: a santidade convém à tua casa,
Senhor para sempre.”
(Salmos 93)

A GRANDEZA DE DEUS

01) DEUS É ETERNO
“Antes que os montes existissem, e antes de começares a criar o mundo, tu és Deus eternamente, sem começo nem fim.” (Sl 90:2)
Deus não teve começo, nem terá fim, de eternidade à eternidade Ele sempre será Deus.
“Deus disse:
- EU SOU QUEM SOU.
E disse ainda:
- Você dirá o seguinte: EU SOU me enviou a vocês. O Eterno, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me enviou a vocês. Este é o seu nome para sempre, e assim ele será lembrado por vocês em todos os tempos.” (Êx 3:14-15)
Tudo começa em Deus e termina em Deus.
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.” (Ap 22:13)
O tempo de Deus é completamente diferente do tempo dos seres humanos.
“Meus queridos amigos, não se esqueçam disto: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.” (II Pe 3:8)
Deus abriu um pequeno parêntesis na eternidade, e criou um universo. Neste universo Deus colocou o ser humano como coroa dessa criação. E para que o homem não ficasse perdido no tempo e no espaço, Ele estabeleceu algumas normas no firmamento.
“Então Deus disse:
- Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações.” (Gn 1:14)
Dentre todos os seres humanos que por aqui passaram e ainda passarão, só há um que transcende os limites do tempo, pois Ele foi ao mesmo tempo Deus e Homem, em toda a sua plenitude e essência.
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.” (Hb 13:8) Ver: Sl 102:27

02) DEUS É ONIPRESENTE
“- Eu sou o Deus que está em toda parte e não num só lugar. Sou eu, o Eterno, quem está falando. Ninguém pode se esconder num lugar onde eu não possa ver. Então vocês não sabem que estou em toda parte, no céu e na terra?” (Jr 23:23-24)
Só Deus pode estar em toda parte ao mesmo tempo.
Nesse conceito estão inclusos, tanto os seres humanos, como os anjos e também os demônios; ninguém é onipresente, só mesmo Deus.
Os anjos têm características de voarem rapidamente, como um relâmpago, cuja luz viaja à velocidade de 300.000 km por segundo.
Por isso, podem presenciar um acontecimento aqui, e quase que instantaneamente noutro lugar, muito longe daqui. Mas jamais podem estar ao mesmo tempo aqui e lá. Um ano luz já é uma distância considerável para os anjos.
Possivelmente os demônios (que são anjos caídos) tenham também essas características dos anjos de Deus.
Contudo, só Deus é onipresente.
“Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?
Se eu subir ao céu, tu lá estás; se eu descer ao mundo dos mortos, lá estás também.
Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, ainda ali tu me ajudas.
Eu posso pedir que a escuridão me esconda e que em volta de mim a luz vire noite; mas isso não adianta nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia.
Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão.” (Sl 139:7-12)
Natanael ficou admirado quando Jesus lhe falou da sua onipresença, dizendo:
“...antes de Filipe o chamar, eu já tinha visto você sentado debaixo da figueira!” (Jo 1:48)
Esse mesmo Jesus nos diz:
“Porque onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.” (Mt 18:20)
“...e lembrem-se de que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28:20)
Todos estamos sendo observados por Deus.
“O Deus Eterno vê o que acontece em toda parte; ele está observando todos, tanto os bons como os maus.” (Pv 15:3)
Nada passa desapercebido aos olhos de Deus. “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hb 4:13)

03) DEUS É ONIPOTENTE
“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” (Sl 91:1)
Não há limites para o poder de Deus. Essa foi a revelação feita à Abraão, a Isaque e a Jacó; e que se estende por toda a Bíblia, e que têm uma conotação maior em Apocalipse, onde se travam as maiores batalhas entre o bem e o mal.
“Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o Senhor.
E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.” (Êx 6:2-3)
É bom lembrarmos, que foi o próprio Deus que quis se revelar aos seres humanos, como o Deus Onipotente.
“...Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.” (Gn 17:1)
Isso foi feito para que não restasse nenhuma dúvida quanto ao poder de Deus sobre todas as coisas; e que embora Satanás tente investidas contra Deus; ele não passa de um anjo rebelde, caído e destituído da glória de Deus. (Ez 28:14-19; Is 14:12-15)
Jesus, ao vencer Satanás com sua morte na Cruz do calvário; foi sepultado; mas ao terceiro dia ressuscitou. Antes d’Ele subir ao céu, afirmou:
“...Recebi todo o poder no céu e na terra.” (Mt 28:19)
Quando Ele diz que recebeu todo poder, foi porque Ele quando resolveu viver como ser humano e padecer pelos nossos pecados, não teve por usurpação ser igual a Deus.
“Tenham entre vocês o mesmo modo de agir que Cristo Jesus tinha:
Ele sempre teve a mesma natureza de Deus, mas não insistiu em ser igual a Deus.
Ao contrário, pela sua própria vontade, abandonou tudo o que tinha e tomou a natureza de servo.
Ele se tornou semelhante ao ser humano e apareceu na semelhança humana.
Ele se rebaixou, andando nos caminhos da obediência até a morte – e morte na Cruz.
Por isso Deus, lhe deu a mais alta honra e o nome que é superior a qualquer outro nome.
E assim, em homenagem a Jesus, todos, no céu, na terra e no mundo dos mortos, cairão de joelhos e anunciarão publicamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus. (Fl 2:5-12) Ver: Ap 4:8; 11:17; 15:3;16:7;19:15;21:22

04) DEUS É ONISCIENTE
“Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que os nossos corações, e conhece todas as coisas.” (I Jo 3:20)
Deus conhece a causa e o efeito de todas as coisas.
“Senhor, tu me saudaste, e me conheces.
Tu conhece o meu assentar e o meu levantar: de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
Tu me cercaste em volta; e puseste sobre mim a tua mão.
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.” (Sl 139:1-6)
Não há limites para a sabedoria e a ciência de Deus. Ele possui o conhecimento na sua profundidade e riqueza de detalhes; nem Satanás com toda a cia astúcia, apanha Deus de surpresa, pois Ele é infinitamente Cônscio e Auto-Cônscio.
“Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.” (Sl 147:5)
Deus conhece até o mais profundo dos segredos dos seres humanos.
“Porventura não conhecerá Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração.” (SL 44:21)
“Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” (Jr 17:10)
“...só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens.” (I Rs 8:39)

05) DEUS É IMUTÁVEL
“Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” (Ml 3:6)
Deus é inalterável em seu caráter e personalidade. Nada faz com que Deus mude o seu modo de ser.
“Toda a boda dádiva e seu Dom perfeito vem do alto, descendo do Pau das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tg 1:17)
A mesma integridade de Deus, e toda a sua essência que era no passado, é hoje e será eternamente.
“Mas tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.” (Sl 102:27)
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.” (Hb 13:8) Ver: Hb 1:8-12
Mas isso não significa que Deus é inflexível, nos seus propósitos para com os seres humanos.
Desde que Ele não tenha dado a última sentença para o caso, e que tal mudança não fira a Sua Santidade; Ele, como o Soberano do universo pode alterar as circunstâncias da maneira que Ele melhor entender.
“E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho: e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.” (Jn 3:10)
Esse exemplo acima, dos ninivitas, mostra que Deus é sensível às necessidades dos seres humanos; e mediante um arrependimento sincero, Ele pode deixar de aplicar uma punição que houvera determinado.
Mas há situações em que jamais Deus muda o rumo dos acontecimentos; são determinações que não cabe mais recurso. Não adianta orar, implorar; nem sacrifício algum, faz com que Deus mude a sentença.
Por exemplo: quando Davi pecou, cometendo adultério com Batseba, Deus determinou a morte deste filho, fruto do pecado.
“Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.” (II Sm 12:14)
Então o Senhor feriu a criança, e ela adoeceu gravemente. Davi buscou a Deus pela criança e jejuou e portou-se diante de Deus, mas nada adiantou e a criança morreu.
“E disse ele: vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se o Senhor se compadecerá de mim e viva a criança?” (II Sm 12:22)
Já no caso do rei Ezequias, Deus ouviu a sua oração, e lhe acrescentou mais quinze anos de vida. (II Rs 20:1-6)
Quando Deus quer deixar bem claro, de que não adianta orar, pedir, implorar; que nada vai alterar o que Ele já determinou, então ele diz: basta, não me fale mais neste negócio.
Ou então Ele faz juramentos, promessas, acordos; e até mesmo sinais para mostrar que aquilo que Ele prometeu ou determinou, há de se cumprir, custe o que custar.
“E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumprir.” (Jr 1:12)
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Mt 24:35)
“Pelo que, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho, aos herdeiros da promessa, se interpôs como juramento.
Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta.” (Hb 6:17-18)

06) DEUS É PERFEITO
“Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.”
Deus é perfeito em tudo o que faz ou projeta fazer. Ele não erra em nada. Quando se diz por aí, que Deus escreve certo em linhas tortas; isso não é verdade. Pois Ele escreve certo em linhas certas, precisas e perfeitas.
“Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são: Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.” (Dt 32:4)
Jesus Cristo quando viveu neste mundo, foi provado em tudo, porém não pecou em nada; porque Ele é perfeito.
“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” (Mt 4:1)
“...porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hb 4:15)
A Bíblia nos recomenda a darmos graças em tudo, porque isso é a vontade de Deus para conosco ( ). Se é a vontade de Deus que nos faz passar por isso ou por aquilo; então essa vontade é perfeita.
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do nosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)
No caso de Jó, houve uma vontade permissiva de Deus, que permitiu que ele passasse por todo aquele cativeiro.
Porém, Jó não foi avisado que passaria pelos sofrimentos que passou; mesmo assim ele não blasfemou contra Deus.
Jesus também, quando estava prestes a ser crucificado, disse ao Pai, que se possível passasse d’Ele aquele cálice; todavia fosse a vontade de Deus era que Ele experimentasse daquele cálice/ e assim foi feito.
“E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mt 26:39)
A vontade de Deus é perfeita e perfeito Ele é. Até mesmo nas adversidades da nossa vida, jamais devemos duvidar de que Deus é Perfeito. E se passamos por tribulações e aflições; Ele sabe o porquê disso tudo.
Ele é, e sempre será perfeito; em tudo o que Ele faz ou permite que seja feito.

07) DEUS É SANTO
“Porque eu sou o Senhor vosso Deus: portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo...” (Lv 11:44)
O Serafins proclamam a santidade de Deus.
“E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos: toda a terra está cheia da sua glória. (Is 6:3)
A santidade de Deus o também afastado de qualquer tipo de corrupção.
Por exemplo: é impossível que Deus minta, porque Ele é santo.
“Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta...” (Hb 6:18)
Por exemplo: é impossível que Deus cometa injustiça, porque Ele é santo.
“Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra...” (Hb 6:10)
Por exemplo: é impossível que Deus seja infiel, porque Ele é santo.
“Se formos infiéis, ele permanece fiel: não pode negar a si mesmo.” (II Tm 2:13)
Jesus quando esteve neste mundo, não participou de nenhuma corrupção. Porque Ele é santo.
“Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.” (Sl 15:10) Ver: At 2:31; 13:35
Quando as Escrituras Sagradas se referem aos seres humanos aqui na terra como santos, isso quer dizer que eles estão separados por Deus para uma vida incorruptível, sem máculas; mas ainda sujeitos às mesmas paixões que Elias, ou seja, sujeitos a pecar, se não vigiarem (Tg 5:17).
Porém, quanto a Deus, a Sua santidade é inviolável, nada, nem ninguém o destitui dessa posição de Santo.
“Mui fiéis são os teus testemunhos: a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre.” (Sl 93:5)
Portanto, se quisermos um dia, morar com Deus que é Santo; precisamos nos santificar a cada dia.
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12:14)

08) DEUS É FIÉL
“Se formos infiéis, ele permanece fiel: não pode negar a si mesmo.” (II Tm 2:13)
Deus é fiel e justo para nos conceder todas as coisas que Ele prometeu; inclusive a purificação e o perdão dos nossos pecados.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (I Jo 1:9)
Deus é fiel naquilo que prometeu aos seres humanos; independentemente se os humanos são fiéis a Ele ou não.
Por exemplo: Quando Deus prometeu a Noé, que jamais enviará outro dilúvio para exterminar com tudo; podemos confiar, que mesmo com chuvas torrenciais e volumes d’água assustadores que possa chover; jamais teremos outro dilúvio, semelhante àquele dos dias de Noé.
“O meu arco tenho posto nas nuvens, este será por concerto entre mim e a terra... e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda a carne.” (Gn 9:13-15)
Hoje, quando olhamos para o arco-íris no céu, imediatamente lembramos de que Deus é fiel, e nele podemos descansar; não precisamos temer nenhum dilúvio em nossa vida; nem mesmo dilúvio de açoite ( ).

09) DEUS É AMOR
“Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor.” (I Jo 4:8)
Deus provou o Seu amor por nós, quando enviou o Seu Filho Jesus Cristo, para morrer pelos nossos pecados (Jo 3:16; Rm 5:8; Jo 4:9).
Na terra, o único amor que nos dá uma pequena, e ínfima noção do amor de Deus por nós, é o amor de uma mãe, pelo seu filho.
“Pode uma mulher esquecer-se tanto do seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que está se
Deus é a essência máxima do amor; e a grandeza do Seu amor pode ser expressa e revelada ao mundo através do ser humano.
Conheça agora algumas características do amor de Deus, manifestado em nós.
“O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Não é grosseiro, nem egoísta. Não se irrita, nem fica magoado. O amor não se alegra quando alguém faz alguma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. O amor nunca desanima, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.
O amor é eterno...” (I Co 13:4-8)

10) DEUS É MISERICORDIOSO
“Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.” (Lc 6:36)
Se Deus não fosse misericordioso, nenhum ser humano estaria vivo hodiernamente.
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos.” ( )
Muitos confundem graça com misericórdia; mas os dois termos têm significados e aplicações bem diferentes.
Graça é receber de Deus aquilo que não merecemos; e misericórdia é não receber de Deus aquilo que merecemos.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras para que ninguém se glorie.” (Ef 2:8,9)
A salvação é uma dádiva de Deus que não merecíamos, mas Ele por sua infinita graça nos deu.
Mas a morte eterna, que é o salário do pecado, que nós deveríamos receber com punição, Ele não permitiu que tivéssemos; e portanto enviou Jesus Cristo para morrer por nós, e nos dá a vida eterna.
“Mas Deus proa o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rm 5:8)
Aqueles que temem ao Senhor, pode contar com as suas muitas misericórdias para todo o sempre.
“Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem...” (Sl 103:17)

11) DEUS É ESPÍRITO
“Deus é espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4:24)
Deus é Espírito; portanto não tem carne nem ossos.
“Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.” (Lc 24:39)
Se Deus não tem forma humana, como carne e ossos, como entender então, quando se fala na Bíblia sobre as mãos, os pés, os olhos e a boca de Deus, etc...?
Ora, essa é uma linguagem antropomórfica; ou seja, uma linguagem que se atribui formas humanas a Deus, afim de melhor entendermos a sua ação no universo que Ele criou.
Mas por ser Espírito e não possuir forma que o homem conhece; não significa que Ele seja por exemplo: um vapor, ou um simples vento; o qual vai de um lado pro outro, sem destino.
Deus é dotado de personalidade, porque: Ele pensa (Rm 8:27); Ele sente (Rm 15:30); Ele determina (I Co 12:11); Ele governa (At 16:6); Ele consola (Jo 14:16); Ele convence (Jo 16:8); Ele ensina (Jo 14:26); inspira (II Tm 3:16); intercede (Rm 8:26); justifica (I Co 6:11); perscruta (I Co 2:10); prediz (I Tm 4:1); Revela (Ef 3:5); Santifica (II Ts 2:13), etc.

12) DEUS É INVISÍVEL
“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.” (I Tm 1:17)
Verdadeiramente Deus se oculta no mundo em que vivemos.
“Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está entre nós, e em nós é perfeito o seu amor”. (I Jo 4:12)
Certa vez Moisés pediu para ver a glória de Deus; vejam só o que Deus lhe falou.
“Aí Moisés suplicou:
- Por favor, deixa que eu veja a luz brilhante da tua presença.
Deus respondeu:
- Eu farei que todo o meu brilho passe diante de você e direi qual é o meu nome sagrado...
E disse ainda:
- Não vou deixar que você veja o meu rosto, pois ninguém pode ver o meu rosto e continuar vivo. Mas aqui há um lugar perto de mim, onde você poderá ficar em cima de uma rocha. Quando a luz brilhante da minha presença passar, eu porei você numa rachadura da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu passe. Depois tirarei a mão, e você me verá pelas costas. Porém não verá o meu rosto.” (Êx 33:18-23)
É por esse motivo que Deus se mantém invisível; afim de preservar a vida do ser humano, que não suporta ver a glória de Deus em toda a sua essência e plenitude; pois Ele é extremamente Santo.
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12:14)
Esse anseio de ver Deus – o Pai face-a-face, é inerente aos filhos de Deus, que O ama e quer ver a sua glória, e contemplar a beleza da Sua santidade.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe?
Quem vê a mim vê ao Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.” (Jo 14:6-10)
Só através de Jesus Cristo é possível ver Deus. Porque Ele é a imagem de Deus na Terra. “O qual é imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação.” (Cl 1:15)

BIBLIOGRAFIA

• A Bíblia Sagrada – Almeida Revista e corrigida – Ed. Vida
• A Bíblia Explicada – S. E. McNair – CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus)
• A Bíblia na Linguagem de Hoje – Sociedade Bíblica do Brasil
• Pequena Enciclopédia Bíblica – O. S. Boyer – Ed. Vida
• Mini Aurélio Século XXI Escolar – Ed. Nova Fronteira

Nenhum comentário: